InstrutorPedro Feitoza
Data04 outubro 2019 a 05 outubro 2019
LocalFaculdade Presbiteriana Mackenzie
SGAS 906
Brasília - DF
Preço$170,00$70,00

De que maneira as primeiras gerações de missionários e evangélicos brasileiros integraram sua nova fé ao seu cotidiano e trabalho? De que forma conversões e processos de mudança religiosa exerceram impacto sobre a vida familiar e profissional desses ‘protestantes primitivos’ ?

E o que nós, cristãos brasileiros no século XXI, podemos aprender com isso?

Num contexto em que igrejas evangélicas brasileiras ainda eram poucas, pequenas e quase inexpressivas numericamente, a adesão ao cristianismo evangélico carregava consequências profundas para a vida social e familiar dos primeiros protestantes. A nova religião inspirava práticas devocionais e preceitos éticos que influenciaram decisivamente a vida cotidiana das primeiras gerações de convertidos e configuraram seu status como minoria religiosa no Brasil. Nesse módulo do Vocatio nós conversaremos sobre a vida e as trajetórias de tais ‘protestantes primitivos’ brasileiros e procuraremos entender o impacto da nova fé sobre sua ética e relação com o trabalho. Para tanto, examinaremos as histórias de missionários e convertidos brasileiros e ouviremos o testemunho de profissionais nas áreas da medicina e da educação que testemunharam tais mudanças no interior do Brasil décadas atrás.

PROFESSOR:

Pedro Feitoza é historiador e professor, casado com Priscila e pai de Maria e Clara. Possui doutorado em história pela Universidade de Cambridge e foi professor em instituições públicas e privadas de ensino médio e superior em Brasília. Pesquisa a história do cristianismo no Brasil nos séculos XIX e XX com ênfase na formação do cristianismo evangélico, em movimentos católicos e protestantes de renovação devocional e intelectual, e em formas religiosas de engajamento social e político até 1950. Criado na tradição protestante brasileira, tem apreço pelos textos dos pais da igreja, dos místicos cristãos e pelo Livro de Oração Comum.

 

CONVIDADOS:

Receberemos convidados que darão testemunho do que vivem como resultado da obra dos primeiros protestantes em Anápolis (Goiás). O Dr. Joe Wilding é médico, atuou por décadas no Hospital Evangélico Goiânio (Anápolis), fundado pelo Dr. James Fanstone. Dr. Ernei de Pina é médico e presidente da Associação Educativa Evangélica de Anápolis. Rev. Heliel Carvalho é coordenador da capelania da UniEvangélica e organizador de um livro sobra a vida do Dr. James Fanstone.

 

 

 

INFORMAÇÕES:

HORÁRIO: 19:30 às 22:30h (sexta) 9:00 às 12:30h (sábado);

LOCAL: Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília [Clique aqui para Google Maps]: 906 – SGAS I, St. de Grandes Áreas Sul 906 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-060

Leave a Reply