InstrutorIain Provan
Data30 abril 2018 a 30 abril 2018
LocalIgreja Presbiteriana do Planalto
Interior da 708 Norte
Brasília - DF
PreçoDe graça

Você já ouviu a acusação que o monoteísmo produz guerras e violência? Que o Deus do Antigo Testamento é mal e violento? Que verdades, que meias-verdades e que mentiras completas estão nessa percepção? Como ela empobrece a contribuição que os livros do Antigo Testamento tem para nossa vida? 

O Antigo Testamento é, como parte da Escritura, parte essencial da revelação de Deus para os cristãos. Entretanto, muitas vezes é difamado como um texto ultrapassado e até mesmo perigoso. Autores como Richard Dawkins, Karen Armstrong e Derrick Jensen, são exemplos de autores que consideram o Antigo Testamento problemático para as sensibilidades modernas.

Nessa palestra, o professor Iain Provan irá trabalhar como essas leituras fáceis e populares não compreendem o Antigo Testamento. Resistindo aos enganos presentes nas acusações modernas, Iain irá abordar alguns temas difíceis nas Escrituras judaicas e mostar que o Antigo Testamento é muito mais perigoso do que os críticos modernos supõem, por conta de suas ousadas afirmações teológicas.

 

O PROFESSOR

Iain Provan é discípulo de Jesus, casado com Lynette e têm quatro filhos. Atua como professor da cadeira Marshall Sheppard de Teologia Bíblica no Regent College (Vancouver, Canadá), ministro ordenado pela igreja da Escócia e treinador de futebol licenciado pela Provincial B e treinador de remo. Tem mestrado na Universidade de Glasgow em História Medieval e Arqueologia, bacharelado em Teologia pela London Bible College em  doutorado em Cambridge, com ênfase no livros de Reis, posteriormente publicada como “Ezequias e os Livros dos Reis. Lecionou no King’s College em Londres, na Universidade de Gales e na Universidade de Edimburgo, onde foi professor sênior em Hebraico e Antigo Testamento. Escreveu comentários nos livros de Gênesis, Lamentações, 1 e 2 Reis, Eclesiastes e Cântico dos Canticos. É co-autor (com Phil Long e Tremper Longman) de “Uma histórica bíblica de Israel” (em português pela Vida Nova, 2016) e autor de “A Against the Grain: Selected Essays” (Regent College Publishing, 2015), “Seriously Dangerous Religion: What the Old Testament Really Says and Why It Matters” (Baylor University Press, 2014), “Convenient Myths: The Axial Age, Dark Green Religion, and the World that Never Was” (Baylor University Press, 2013) e “The Reformation and the Right Reading of Scripture” (Baylor University Press, 2017), todos ainda sem tradução para o português.

HORÁRIO: 20:00

LOCAL: Igreja Presbiteriana do Planalto [Clique aqui para Google Maps]: Área especial n° 01; Setor de Habitações Coletivas e Geminadas Norte 708 – Asa Norte, Brasília – DF, 70740-760.

 

Leave a Reply